AQUECIMENTO GLOBAL: FALTA DE INTERESSE OU DESCRENÇA?

Muito se tem ouvido falar em aquecimento global nas últimas décadas, e de lá pra cá quase nada mudou, apenas os problemas que elevam a temperatura no planeta tem aumentado.

Muitas são as conferências, os protocolos, as leis impostas e nada muda...absolutamente nada, a não ser a nossa maneira de enxergar a  atual realidade ambiental!

Em visitas a sites em busca de informações ambientais, me deparei com a reportagem da Revista VEJA e fiquei pensando como nossa humanidade é tão falha em se tratando de meio ambiente. Teoricamente é tudo muito bonito, muito animador, mas ao nos deparar com a prática , acabamos nos tornando um tanto quanto contraditórios.

O governo impôs aos municípios brasileiros a obrigação de extinguirem os lixões do país, tornando um tanto quanto rígida a Lei 12.305 de 2010 (gestão de resíduos),  pois então, mas não vejo fiscalização efetiva, não vejo na  prática esta imposição sendo cobrada e autuando aqueles que não cumprem com tal obrigação.
Infelizmente é sempre assim, se criam leis, se impõem obrigações teoricamente, mas estamos tão preocupados com a Copa do mundo, com o caso da Eliza Samúdio, com os desvios de verbas em todo o país, e pronto, na prática o meio ambiente fica novamente pra depois, para último plano  e com isso o tempo tá passando e os problemas com os desastres naturais só aumentando e se aproximando cada vez mais.

O período de chuva se aproximou  e quase nada foi feito para amenizar os estragos que todo ano sabemos que virão, a mesma história de sempre, deslizamentos, chuvas intensas, desabrigados, mortos e feridos, enchentes e tantas outras complicações para a população.

Foi assim sempre e infelizmente já estou quase me convencendo que sempre será assim!!!

Vejo sim, iniciativas isoladas de Ong's , algumas empresas comprometidas em fazer sua parte para colaborar com o meio ambiente, alguns cidadãos que se empenham em fazer a sua parte independente de  serem apenas uma gotinha neste oceano que é o nosso planeta, mas quem pode realmente fazer alguma coisa, quem tem o poder supremo de mudar nossa realidade, puxa vida, não está nem aí!!

Eu até mudei um pouco a direção do meu Blog, sabe, cansei de ficar falando das coisas erradas que vem acontecendo , isto não vai fazer diferença mesmo, aprendi que vale mais a pena  eu fazer a minha parte como cidadã, do que ficar reclamando daqueles que não fazem nada e não estão nem aí com o povão,  porque somos nós sim, o povão, que somos os mais afetados com todo este estrago ambiental e governamental em nosso país.

É preciso colocar na cabeça de uma vez por todas, que inúmeros são os problemas acarretados pelo aquecimento global, pois através das tempestades mais frequentes e intensas, da seca absurdamente castigante, vem todo um pacote, um kit completo de complicações, trazendo consigo o aumento no preço dos alimentos, a transmissão de doenças à toda população , problemas no abastecimento de água, mortandade de animais, hospitais lotados, desemprego, queimadas, problemas econômicos e tantos outros....

...enquanto não colocarmos em nossa cabeça que o problema do meio ambiente é sem dúvida um grande contribuidor para problemas na saúde, na educação, na segurança pública, viveremos acomodados com esta triste realidade.

É como eu digo para os meus alunos, no Sistema de Gestão Integrada temos como o pilar, como a base de uma boa administração empresarial temos a junção das três gestões: Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental e Gestão de Segurança do Trabalho. Isso, sem desmerecer as tantas outras gestões existentes por aí, mas é que estas três são a base, sem estas três gestões, todas as outras se tornam inúteis, não funcionam corretamente.

E isto acontece com o meio ambiente, os outros fatores como educação, saúde, segurança pública jamais funcionarão corretamente se não levarmos o meio ambiente a sério, é um ciclo de melhoria contínua e se esquecermos uma das fases da melhoria contínua, vai tudo por água abaixo!!!

Por isso, deixo aqui o link com a reportagem sobre a elevação da temperatura no nosso planeta e deixo para cada um tirar sua própria conclusão...


http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/meta-de-reducao-de-emissoes-para-2020-esta-mais-dificil-de-ser-alcancada-diz-onu

...e enquanto isso, volto em breve, falando um pouco sobre a diferença de  Gestão Ambiental e Sistema de Gestão Ambiental....



Acredito que serei mais útil passando para as pessoas um pouco do conhecimento adquirido nos últimos anos em se tratando de meio ambiente, do que perder meu tempo com coisas que estão longe do nosso alcance!!!

Abraços,

Cátia Rodrigues / Fiscal Ambiental
Tecnóloga em Gestão Ambiental
CRA/MG 06-001317/D






Comentários