Antes do esperado...

Bom dia,
amigos leitores e "curiosos" ha ha ha ha (confesso que pensei em alguém em especial)!

Olha eu aqui de novo...não imaginei que fosse postar no Blog tão cedo, afinal, como disse anteriormente, estou vivenciando novas experiências, buscando novos caminhos que não me levem para a área ambiental!

Mas é incrível, eita sina, essa minha! Eu saio do meio ambiente, mas o meio ambiente não sai de mim e suspeito que essa coisa de amar tanto a área ambiental deve ser um "dom" ou então já nasci com isso, tá na veia, no DNA, será?

Acreditem, quase seis meses depois, desempregada, sem praticar as incansáveis palestras e aulas sobre temas voltados para a questão ambiental, ontem me senti em casa!

Quando eu já havia me conformado de que encarar o desafio do empreendedorismo seria minha única saída para não enlouquecer, por fazer parte atualmente das estatísticas dos aproximados 14 milhões de desempregados (não tá fácil pra ninguém); eis que, me surge o convite: ministrar uma palestra de Educação Ambiental abordando o tema "Lixo Eletrônico" , na escola onde meu filho estuda!

O convite surgiu informalmente por duas professoras (amigas de longas datas), a Lucinéia Araújo e a Juliane dos Anjos, que estão realizando um trabalho super bacana sobre a conscientização e mobilização dos alunos, sobre a importância de descarte correto e busca por apoio do setor público para a criação e aplicação de políticas públicas, de forma a contribuir e minimizar o problema que esse tipo de resíduo pode causar tanto ao meio ambiente, quanto à saúde pública.

Claro que não pensei duas vezes, aceitei o convite, afinal, como não fazer algo que se ama?!

No início da semana passada estive na escola do meu filho para resolver alguns assuntos e acabei me encontrando com a diretora Claydes Araújo, que veio até mim e reforçou o convite, formalizando através de um o ofício elaborado pelos próprios alunos para que eu ministrasse a palestra...e me peguei direcionando a ela a seguinte pergunta: - Em que data seria essa palestra?

E só me lembro dela dizendo "- Nesta quinta-feira".

Oi?? mas já era terça-feira, quando estive lá ... e não ouvi mais nada, a não ser o meu: - Aceito, claro!
Alôô, Cátia Rodrigues...é só uma palestra para alunos do 9º ano de uma escola municipal, não uma oferta de emprego (dizia meu inconsciente, mais consciente do que eu mesma, naquele momento).

Pensa nos olhos brilhando? Pensa numa pessoa que passou a manhã toda de quarta editando e atualizando o material sobre Educação Ambiental e o tema #LixoEletrônico, a ser apresentado durante a palestra?!

Eis me, aqui! 

Euzinha...gente, parece brincadeira, mas quando me encontro envolvida com algo da área ambiental, por mais simples que seja, e quando envolve sala de aula, eitaaaa, baixa o santo em mim...acho que preciso ser estudada kkkkkkkk é surreal!

Alguns vão dizer, "Exagerada" , nossa, como ela gosta de chamar atenção... pensem o que quiserem, mas é assim mesmo que me sinto!

Independente de ser apenas uma palestra para alunos do ensino fundamental, a responsabilidade acaba sendo maior do que muitas outras que já ministrei tanto em empresa privada, quanto para secretários e representantes de meio ambiente no Comitê de Bacias (apresentação sobre Plano de Saneamento Básico Municipal).

É preciso muito cuidado com a abordagem e linguagem utilizada, afinal, esses alunos estão passando por um momento de transição educacional, prestes a saírem do fundamental para o ensino médio, e é claro que, se são apresentados a algum tema independente de qual seja, eles 'acreditarão" naquela abordagem até que sejam apresentados a outras possibilidades. 

E claro, que essa primeira abordagem influencia muita na base do conhecimento. E é por isso que na minha opinião, é muito mais difícil você se responsabilizar por passar uma informação coerente a um grupo de alunos do ensino fundamental, do que apresentar esta mesma informação a profissionais e demais pessoas já envolvidas naquele tema, com hábitos e opiniões formadas!

Mas voltando à palestra ministrada na Escola Marphiza Magalhães Santos, no município de Santa Bárbara MG, só tenho a dizer uma coisa: adorei, apesar de um certo nervosismo inicial. Engraçado como apesar de você já ter atuado, ter certo conhecimento e mesmo com alguma bagagem, sempre dá aquele friozinho na barriga...até que eu gosto, demonstra que aquele assunto ainda mexe com a gente!

Bom, resumindo, não poderia deixar de registrar aqui o meu carinho e agradecimento a todos os envolvidos neste projeto tão bacana e de suma importância ambiental e principalmente, meus sinceros agradecimentos à diretora Claydes Araújo, às professoras Juliane dos Anjos e Lucinéia Araújo e aos alunos do 9º ano; obrigada pela confiança!

E já sabem, precisando, contem comigo... não sei tudo, mas o pouco que sei e que adquiri com a experiência ao longo dos anos, faço questão de compartilhar!






Fotos: Créditos para Claydes Araújo (Escola Municipal Marphiza Magalhães Santos)

Forte abraço,

Cátia Rodrigues
Tecnóloga em Gestão Ambiental
CRQ / MG 0220311

Comentários